Cubo Mágico


E para começar essa seção, nada melhor que homenagear um brinquedo que está todo dia neste site, o cubo mágico!!! :-D


Criado em Budapest, capital da Hungria, seu idealizador e criador foi Erno Rubik, professor de design de interiores da Academia de artes e trabalhos manuais de Budapest. Erno Rubik inspirou-se em quebra-cabeças já conhecidos, como o Tangram. Em 1978 o cubo começava a ser produzido sem incentivos e um ano depois, atingira uma publicidade tal que se podia ver pessoas entretidas com seus cubos por toda a parte. (fonte: http://www.rico.eti.br/rubik.html)

Mas foi em 1980 que o cubo teve sua explosão de popularidade, se tornando uma das inesquecíveis coqueluches dos anos 80. No Brasil, ainda hoje é possível encontrar aficcionados pelo brinquedo, de idades variadas. Carlos de Alcântara, 21 anos, é recordista sul-americano em resolver o cubo com menos movimentos e mantém um fórum sobre o cubo; "Quando conheci e me interessei pelo cubo mágico, logo percebi que não existia um fórum brasileiro sobre ele e resolvi criá-lo".


Ainda hoje, mais de 30 anos depois de sua criação, o desafio de colocar todos os lados de uma só cor fascina "cubistas" de todas as idades: "Em 2007 o recorde mundial foi batido por um cubista holandês de 40 anos. Atualmente é de um garoto, também holandês, de 19. Mas o recorde também já pertenceu a um japonês cuja idade era apenas 14. No fórum é mais ou menos por aí também, a variação de idade é considerável. Vai desde meu irmão (13 anos, ou até gente mais nova) aos mais experientes, admiradores do cubo desde a década de 80" afirma Carlos.


Mas então, como se desvenda o mistério do cubo? "Existem várias técnicas para resolver o cubo, mas a mais conhecida é a do método das camadas (imagem abaixo), onde as três camadas do cubo são resolvidas uma de cada vez. Acredito que essa técnica pode ser considerada a mais fácil, pois existe muito mais material didático a seu respeito disponível na internet. Esta técnica também é uma boa opção porque ela se assemelha à técnica avançada utilizada pelos cubistas mais rápidos, então ela serve como uma boa base para caso você queira se especializar em speedcubing. No fórum mesmo tem uma seção de apostilas e tutoriais, onde essa e outras técnicas são descritas e explicadas para quem quer começar."

Além das informações que podem ser encontradas no fórum, Carlos desenvolveu um tutorial interativo do método das camadas junto com seu grupo de projeto final em Ciência da Computação. Ele está disponível em: http://www.cubomagicobrasil.com/siscube